terça-feira, 2 de agosto de 2016

EXPECTATIVA DE VIDA EM SANTA CATARINA

01/08/2016 20h35 - Atualizado em 01/08/2016 20h39

Idosa que viveu até os 21 anos em orfanato mora há 30 em asilo de SC

SC tem a maior expectativa de vida do Brasil, 78,4 anos, segundo IBGE. 
No entanto, MP vê 'inércia' para garantir atendimento aos mais velhos.

Do G1 SC, com informações da RBS TV
Ondina de Jesus tem 78 anos. Até os 21, morou em um orfanato. Agora, faz quase 30 anos que está em um asilo de Florianópolis. "Não é ruim. Eu ainda posso fazer as minhas coisinhas. Mas depois vai vir uma época que vai ser difícil. Tomara que eu não chegasse, eu não queria chegar", diz.
Com maior expectativa de vida entre os estados brasileiros, Santa Catarina tem parte da população idosa em asilos. São mais de 140 no estado. Para o Ministério Público de Santa Catarina, porém, o poder público tem "inércia" em garantir atendimento específico a essa população, como mostrou oRBS Notícias nesta segunda-feira (1).
Eu ainda posso fazer as minhas coisinhas. Mas depois vai vir uma época que vai ser difícil"
Ondina de Jesus
Em Santa Catarina, a expectativa de vida para os nascidos em 2014 era de 78,8 anos, dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro de 2015. No Brasil, a média é de 75,2 anos.
Alguns tomam a decisão de ir morar em asilos por conta própria. "Nunca imaginava morar num asilo, mas me sinto feliz de estar morando aqui", resume Luiz Carlos de Souza, que está em uma casa de repouso de Florianópolis.
"Quero muito bem a minha família, minha família é tudo para mim na minha vida. Mas, por opção minha, para não incomodar, meu teto agora é aqui", afirma.
Luiz optou por morar em um asilo (Foto: Reprodução/RBSTV)Luiz optou por morar em um asilo (Foto: Reprodução/RBSTV)
Garantia constitucional
Cuidar dos idosos é um dever de todos, garantido na Constituição. Entre os mais de 140 asilos em Santa Catarina, um deles, em Caçador, no Oeste, é totalmente público. Os outros são particulares ou filantrópicos, vivem de doações.
"Hoje o que nós vemos é uma total inércia do poder público em garantir atendimento específico a essa população", afirmou a promotora de Justiça Ariadne Clarissa Klein Sartori.

Conselho de Idosos
A lei também diz que toda prefeitura precisa ter um conselho de idosos, para atender às necessidades de quem já passou dos 60. Porém, segundo o Ministério Público, 41 municípios catarinenses ainda não têm um conselho formado.
"O custo é o fornecimento de uma sala e de um secretário para organizar as reuniões. Então, é um custo ínfimo diante da importância dessa política", disse a promotora.
G1 tentou contato com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), mas não obteve êxito até a publicação desta reportagem.
Expectativas
Luiz cresceu na vizinhança de um asilo. "A gente via no corredor, todos os 'vozinhos' de cabeça baixa. É por isso que eu digo para vocês, o que é o destino? Agora sou eu que estou aqui".
Ondina espera manter sua independência (Foto: Reprodução/RBSTV)Ondina espera manter sua independência (Foto: Reprodução/RBSTV)
Sobre os sonhos para o futuro, Ondina disse que quer continuar com a própria independência. "Viver até eu poder estar fazendo alguma coisa para mim. Mas se não, se for para ficar dependente, aí eu não quero. Não quero mesmo", enfatizou.
Estanislau dos Santos já está com mais dificuldades. "Aproveitei muito, dancei muito, brinquei muito. Mas agora, hoje, estou em estado que não dá para me levantar. Saudade, saudade, saudade de casa".

Nenhum comentário: